segunda-feira, 30 de julho de 2012

POUPANÇAS..."EU"

Fonte: Internet - Google Imagens



Como nos dias de hoje poupar é palavra de ORDEM nos tempos que correm, aqui ficam 3 dicas para começar a colocar em prática.

Para terem uma ideia das vantagens que podem ter, fiquem a saber que se juntarem 100€ por mês, num produto financeiro que pague 4% de juros por ano, no final de 30 anos teram uma poupança de 70 mil €.


Fonte: Internet - Google Imagens

Três dicas de poupança...


1. Poupança automática


Esta é a via normal de poupança e talvés a mais fácil, através do orçamento familiar. No final de cada mês é possível que sobre algum dinheiro. Se for este o vosso caso , o melhor é habituarem-se a transferir esse montante para uma conta poupança, um depósito a prazo ou outra aplicação financeira.
Outras soluções passam por colocar automaticamente de lado o montante mensal (assim que recebem o salário) de um aumento salarial, eventuais reembolsos de impostos, as receitas de um trabalho suplementar ou o equivalente às prestações de um empréstimo, quando acabar de o amortizar.


2. Limite semanal

Um dos principais motivos que nos leva o dinheiro todo é utilizar em demasia o cartão de crédito ou débito, acabando por ficar sem noção de que a conta bancária está cada vez mais vazia. Comece a pagar tudo em dinheiro (pois custa a ver a sair o dinheiro do bolso/mãos) e logo há um maior controlo.
Se tem dificuldades em chegar ao final do mês com algum dinheiro em conta, experimente esta técnica: fixe um limite máximo para os gastos semanais, levante essa quantia na segunda-feira de manhã e terá de o fazer durar até domingo.


3. Livre-se do cartão de crédito

Ou pelo menos habitue-se a deixá-lo em casa (isto para quem não se consegue controlar com facilidade), porque deve ter um cartão de crédito que possa utilizar em alturas de emergência. Mas se vai utilizar este pedaço de plástico, ao menos faça-o com cabeça. O cartão de crédito é um dos principais “culpados” pelo sobre-endividamento da população portuguesa, evite ceder à tentação das compras desmesuradas, sem sentido.
A melhor dica de utilização do cartão de crédito é procurar pagar a dívida na totalidade, durante o período em que não está sujeito a juros (20 a 50 dias após cada compra). Se anda à procura de um cartão de crédito, saiba que encontra no mercado alguns isentos de anuidade. Basta procurar.

Notas minhas:


Eu confesso que ando sempre quase sem dinheiro na carteira, por receio de perder e/ou ser assaltada...e não gosto mesmo de andar com dinheiro comigo, não me sinto à vontade...mas também sou muito controlada nas despesas e sempre o que gasto a mais ou menos. Estas dicas apenas são uma sugestão para quem tem mais dificuldade em controlar nas despesas/poupança. Deixo aqui as minhas formas de poupança para vocês:



Existe quatro tipos de poupança que pratico:


1. Todos os meses sai da minha conta ordem um valor "X" para minha conta poupança;

2. Todas as contas que são pagas através da minha conta ordem, eu arredondo o valor e transfrio para conta à ordem, por exemplo: se eu pagei àgua e valor foi de 15,75€ e na conta ficou 622,42€ eu transfiro 2,42€ para a conta poupança, ou 12,42€ ou 22,42€ e assim fica sempre valores certos (arrendondados na contem ordem), ou seja 622€ ou 610€ ou 600€...e com isto posso dizer que ao fim do mês já é algum dinheiro na conta poupança;

3. Quando recebo um dinheiro extra que não estou a contar com ele, por exemplo aniversário, Natal, trabalho extra, etc...vai directo para conta poupança;

 
4. Todas as moedas dos blosos e carteiras todos dias vão para um mealheiro...ao fim do ano é uma grande ajuda para algo que queriamos muito comprar;


Fonte: Internet - Google Imagens



E vocês como controlam as vossas despesas e/ou poupanças?



6 comentários:

  1. Boas dicas de poupança se encontram aqui neste artigo ! :-)

    Faço quase tudo como indica, também eu sou bastante controlada com o dinheiro, não querendo com isso dizer que por vezes não cometa um excesso. Mas raramente mesmo o faço !

    O dinheiro custa-me a ganhar e, como tal, também me custa gastá-lo em situações ou produtos que venho a lamentar "á posteiori" !

    Não uso cartões de creédito e sempre que posso pago a pronto.

    Enfim... nos dias que correm temos de poupar, já o meu pai dizia: só temos o que poupamos ! :-)

    Também tenho mealheiro em casa, para lá vão também as minhas moedas ! :-)

    Beijnhos

    ResponderEliminar
  2. Eu só uso o cartão de crédito quando é um pagamento online...mas fica logo pago de imediato sem juros...se quero algo poupo para te-lo...prestações já basta da casa e carro, todo resto é pronto pagamento...como diz o outro...podia ter algo a pretações, podia mas não era mesma coisa :o) beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Com tanto que se fala da crise e em formas de poupar,e apesar de toda a gente achar que sabe tudo,nunca é demais lembrar.Dicas muito boas!
    Obrigada pelo apoio no meu blogue :)

    Beijos/ A Mãe

    ResponderEliminar
  4. Olá Elisabete! Agradeço a tua passagem lá no Menu Verde... Vim conhecer o teu sitio, que me parece bastante interessante, o espelho de uma orgulhosa dona de casa super organizada! Adoro estas dicas de poupança e organização doméstica! Voltarei com certeza :)

    ResponderEliminar
  5. Gostei do post! ;)
    Faço basicamente tudo o que está aí, e pago tudo em dinheiro! ;)
    Cartºao de crédito não tenho, cheguei a receber de oferta do meu banco e ir devolver, lol
    E quando me apetece algo "fora do normal, e não de necessidade a curto prazo", costumo logo fazer as contas às horas que tenho que trabalhar para o conseguir. Grande parte das vezes acho exagerado e aguento-me! ;)
    Beijinhos!*

    ResponderEliminar